Comissões arbitrais municipais

AutorMário FROTA
CargoDirector do Centro de Estudos de Direito do Consumo

Do preâmbulo do diploma regulamentar do Novo Regime do Arrendamento Urbano

(Lei 6/2006, 27 de Fevereiro), que rege especificamente no que se refere às Comissões Arbitrais Municipais, criadas pelo artigo 49 da lei noutro passo identificada, avulta:

"Pretende-se que as Comissões Arbitrais Municipais (CAM) desempenhem um papel de relevo na aplicação do NRAU, sobretudo no que concerne ao regime transitório destinado aos contratos de arrendamento mais antigos.

A relação arrendatícia, sobretudo nos contratos que vigoram há mais tempo, é fonte frequente de conflito entre as partes, sendo desejável a criação de meios de resolução desses conflitos alternativos aos tribunais. Assim, as CAM terão competência para dirimir alguns tipos de conflitos, nomeadamente os relativos a obras e à efectiva utilização do locado. Essa competência não abrange, em caso algum, a possibilidade de determinar a cessação do contrato.

As CAM desempenham também funções essenciais na determinação do nível de conservação do locado para efeito de actualização da renda. Cabe à CAM de cada município receber os pedidos de determinação, encaminhá-los para os técnicos que efectuarão as vistorias necessárias, e comunicar os resultados aos interessados. As CAM coordenam todo o processo de determinação do coeficiente de conservação, o qual tem reflexos no valor da renda a pagar.

As CAM desempenham ainda funções relevantes em matéria de recolha e encaminhamento de informação, de forma a permitir a monitorização da aplicação prática do NRAU.

De molde a permitir que a aplicação efectiva do NRAU seja possível de forma atempada em todo o território nacional, prevê-se que, transitoriamente, enquanto as CAM não estiverem instaladas em cada município, os Municípios possam desempenhar algumas das funções que àquelas são atribuídas, designadamente a promoção da determinação do coeficiente de conservação."

O que quer significar que de tais tarefas se desobrigarão os arquitectos e engenheiros afectos aos quadros de cada um dos municípios, enquanto as CAM se não acharem instaladas.

As diligências em ordem à instalação das Comissões Arbitrais Municipais só principiarão após a vigência dos diplomas complementares já promulgados pelo Presidente da República, ao que noticiaram os jornais1.

I Atribuições

De acordo com o artigo 49 da Lei n.° 6/2006, de 27 de Fevereiro, constituem-se as Comissões Arbitrais Municipais que têm por objecto:

  1. Acompanhar a avaliação dos prédios arrendados;

  2. Coordenar a verificação dos coeficientes de conservação dos prédios;

  3. Estabelecer os coeficientes intermédios a aplicar nos termos de disposições aproximadas

  4. Arbitrar em matéria de responsabilidade pela realização de obras, valor das mesmas e respectivos efeitos no pagamento da renda;

  5. Desempenhar quaisquer outras competências atribuídas por lei.

As CAM são compostas por representantes da câmara municipal, do serviço de Finanças competente, dos arrendadores e dos arrendatários.

O funcionamento e as competências das CAM são regulados em diploma próprio.

As Comissões Arbitrais Municipais são entidades oficiais, não judiciárias, com autonomia funcional.

II Constituição

As CAM são constituídas por:

  1. Um representante da câmara municipal, que preside;

  2. Um representante do serviço de Finanças;

  3. Um representante dos senhorios, nomeado pelas associação de arrendadores;

  4. Um representante dos arrendatários habitacionais, nomeado pelas associações de arrendatários;

  5. Um representante dos arrendatários não habitacionais, podendo este ser nomeado por associações representativas de interesses económicos;

  6. Um representante da Ordem dos Engenheiros;

  7. Um representante da Ordem dos Arquitectos;

  8. Um representante da Ordem dos Advogados;

  9. Nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e nos municípios com mais de 100.000 habitantes podem ser cooptados pela comissão um a três cidadãos com especial qualificação nos domínios da habitação ou da reabilitação urbana.

    Caso as associações representativas dos arrendadores ou dos arrendatários não cheguem a acordo quanto aos representantes que lhes compete indicar, cabe à câmara municipal indicar os representantes de entre aqueles que tiverem sido propostos.

    Designação dos membros

    O modo por que se processa a designação dos membros é a que segue:

    Os membros da CAM são nomeados pela entidade que representam, sendo a sua designação inicial efectuada no prazo de 30 dias a contar de solicitação a que se reporta o passo seguinte.

    Após a designação pela câmara municipal do seu representante, compete a este, como presidente e no prazo de 8 dias, solicitar às demais entidades representadas na CAM as designações necessárias.

    Em caso de falta de designação por uma ou mais entidades, a CAM considera-se constituída desde que tenham sido designados cinco dos seus elementos, incluindo necessariamente o representante do serviço de Finanças.

    A lei prevê a substituição sempre que ocorram determinadas circunstâncias

    Os membros da CAM prestam serviço por tempo indeterminado, podendo ser substituídos:

  10. Quando apresentem pedido de escusa ou aleguem impedimento;

  11. Quando faltem, sem justificação, a três sessões seguidas ou cinco interpoladas;

  12. Por iniciativa da entidade que os haja designado.

III Funcionamento

A CAM reúne sempre que o julgue conveniente, estando presente a maioria dos seus membros.

Na falta do presidente, este é substituído pelo vogal designado pelo serviço de Finanças.

Na falta do secretário, o presidente designa, de entre os membros da CAM, quem o substitua.

As deliberações são tomadas por maioria, tendo o presidente, em caso de empate, voto de qualidade.

Ao funcionamento das CAM aplica-se o disposto no Código do...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT