Nota do autor

AutorLuís Poças
Páginas7-8

Page 7

O estudo que agora se publica é fruto do trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da disciplina de Operações Bancárias do Curso de Mestrado em Ciências Jurídicas - com especialização em Direito dos Seguros - da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, correspondendo fundamentalmente ao relatório final apresentado na referida disciplina no ano lectivo 2006/2007.

O objecto de análise incidiu numa modalidade contratual complexa, que envolve uma relação de crédito e uma relação de garantia em íntima conexão, e que tem sido alvo de um profundo desinteresse por parte da doutrina nacional, apenas sendo brindada com referências dogmáticas recentes, muito breves e isoladas, e sempre tomando como paradigma o tipo contratual italiano da anticipazione bancaria. Sem suporte teórico consistente no quadro do sistema jurídico português, o desafio assumido afigurou-se pleno de dificuldades mas, por isso mesmo, muito estimulante.

Perante o produto final do trabalho de investigação empreendido - materializado no texto que agora se apresenta - quero registar o meu agradecimento a todos os que, das mais diversas formas, para o mesmo contribuíram.

Desde logo, manifesto o meu reconhecimento ao Senhor Professor Doutor Manuel Januário da Costa Gomes pelo elevado nível de aprofundamento, reflexão e debate que imprimiu aos seminários de Operações Bancárias por si regidos, e pela orientação que, em momentos cruciais, contribuiu para o rumo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT