Processos de suprimento

Autor:Helder Martins Leitão
Cargo do Autor:Advogado
Páginas:335-342
RESUMO

Anotações, Remissões, Destaque e Bibliografia. Requerimento Inicial. Contestação. Sentença.

 
TRECHO GRÁTIS
Anotações, Remissões, Destaque e Bibliografia. ANOTAÇÕES * nos processos de suprimento, acontece ou pode acontecer, a ocorrência simultânea dum objecto processual sempre indisponível (ou de indisponibilidade limitada por um poder judicial de controlo ou só concebível por acto expresso), duma multiplicidade de pessoas com direito de contestação e dum prazo para contestar iniciado com o acto pessoal da citação. arts. 1425.º a 1430.º C.P.C.. arts. 939.º, 993.º, 1407.º/2/3, 1435.º e 1485.º C.C.. se for pedido suprimento do consentimento, nos casos em que a lei o admite, com o fundamento da recusa, é citado o recusante para contestar; deduzindo o citado contestação, é designado dia para a audiência de discussão e julgamento, depois de concluídas as diligências que haja necessidade de realizar previamente; na audiência são ouvidos os interessados e, produzidas as provas que forem admitidas, resolver-se-á, sendo a resolução transcrita na acta da audiência; não havendo contestação, o juiz resolve, depois de obter as informações e esclarecimentos necessários. REMISSÕES arts. 1425.º a 1430.º C.P.C.. arts. 939.º, 993.º, 1407.º/2/3, 1435.º e 1485.º C.C.. DESTAQUE se for pedido suprimento do consentimento, nos casos em que a lei o admite, com o fundamento da recusa, é citado o recusante para contestar; deduzindo o citado contestação, é designado dia para a audiência de discussão e julgamento, depois de concluídas as diligências que haja necessidade de realizar previamente; na audiência são ouvidos os interessados e, produzidas as provas que forem admitidas, resolver-se-á, sendo a resolução transcrita na acta da audiência; não havendo contestação, o juiz resolve, depois de obter as informações e esclarecimentos necessários. BIBLIOGRAFIA Alberto Reis, in «Processos Especiais», II vol., pág. 458. Requerimento Inicial. Meritíssimo Juiz de Direito do Tribunal Judicial da Comarca de Anadia Natália da Assunção Palhares Vasconcelos, repositora, residente na Rua dos Barcos, n.º 71, em Anadia, vem, ao abrigo do disposto no n.º 1, do art. 1425.º do C.P.C., requerer
Suprimento de Consentimento
de seu marido, Abelardo Dentinho Vasconcelos, comerciante, morador na Praça da Feira, n.º 17, em Anadia, com base no seguinte:
1.º
A requerente e o requerido vivem separados de facto há cerca de um ano a esta parte.
2.º
Sempre tendo sido mui difícil o relacionamento entre ambos, principalmente, ao nível da administração dos bens comuns do casal.
3.º
...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO