A Publicidade a Alimentos e Bebidas: as Alegações Nutricionais
Autor | M. Graça Osório |
Cargo | Técnica Superior Saúde do Serviço de Alimentação e Dietética dos Hospitais da Universidade de Coimbra |
É lógico, que esse ensino se deve iniciar o mais precocemente possível, de preferência nas escolas através de uma adequação do currículo escolar às necessidades nutricionais do indivíduo, de modo a sensibilizar as crianças para a alimentação saudável tornando-as exigentes naquilo que consomem, de modo a prevenir a obesidade e outras doenças da civilização moderna associadas à má nutrição e sedentarismo como a diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares entre outras.
Uma população informada contribuirá activamente para se manter saudável, tendo capacidade de se defender das campanhas de "marketing" cada vez mais agressivas a que recorrem as empresas industriais no lançamento dos seus produtos alimentares e bebidas.
Os canais televisivos de maior audiência apresentam uma grande quantidade de anúncios alimentares sendo mais frequentes os que se referem a chocolates, bolos, cereais com açúcar, fast food, refrigerantes e bebidas açucaradas todos eles dirigidos essencialmente ao público infantil mais sugestionável dos 4 aos 10 anos.
A estratégia da promoção utiliza brindes, desenhos animados, a imagem de um adulto geralmente a mãe e o aspecto saudável e bonito de quem consome estes produtos. Como todos sabemos trata-se de alimentos e bebidas ricos em gordura, açúcar e hidratos de carbono decerto responsáveis pelo excesso de peso das crianças e até da obesidade infantil que no nosso País anda à volta dos 31%.
Analisando o papel da escola na sensibilização da criança, pensemos num gesto simples e educativo: a cantina escolar fornecer refeições equilibradas baseadas na roda dos alimentos envolvendo os professores da área de ciências na gestão da cantina, ou avençando um técnico de nutrição utilizando inteligentemente o factor económico : um bolo ou folhado é sempre muito mais caro do que uma peça de fruta , ou pão de mistura com queijo ou fiambre. O que custa introduzir a sopa como fazendo parte da ementa e enfeitá-la com uma folha de salsa, hortelã, cenoura ralada ou coentros incentivando as crianças a provar e degustar? Quanto às saladas fazê-las variadas, coloridas e acompanhando sempre o prato principal.
E que dizer dos produtos alimentares "ligth" e "diet" tão frequentes hoje em dia nas prateleiras das grandes superfícies comerciais? Estes, destinados a adolescentes e adultos que já se preocupam com a alimentação supostamente saudável, com a silhueta e as dietas para emagrecer principalmente no início do verão, estão rodeados de mitos pelo...
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