Requerimento paraapresentação de documento pós-articulado

Autor:Helder Martins Leitão
Cargo do Autor:Advogado
Páginas:204-205
RESUMO

Meritíssimo Juiz de Direito do Tribunal Judicial da Comarca de Tarouca

 
ÍNDICE
TRECHO GRÁTIS

Page 204

Meritíssimo Juiz de Direito do Tribunal Judicial da Comarca de Tarouca

Proc. n.º ___/__

  1. Secção

Damásio Ferrão Magalhães,

já devidamente identificado nos autos,

vem, ao abrigo do disposto no n.º 2, do art. 523.º do C.P.C.,

requerer a apresentação de um manuscrito da lavra do falecido Joaquim Moreira das Neves, no qual se inserem factos que interessam, sobremaneira, ao apuramento da matéria controvertida, em especial, a quem, verdadeiramente, pertencem e por que via, os móveis postados no 1.º andar do Solar do Acácio, sito em Entre-os-Rios.

Não foi possível a junção do referido documento com a contestação, na medida em que só agora chegou às mãos do aqui apresentante.

Na verdade, Amélia Silva Morgado, chegou do Brasil, de regresso definitivo a Portugal, no dia 15 do corrente mês.

Posta ao corrente do que se discutia nesta acção, mostrou-se mui surpreendida e logo declarou que na sua bagagem tinha um escrito do de cujus que "falava do caso", predispondo-se a facultá-lo ao tribunal.

Esclarece-se que a supra aludida Amélia Silva Morgado foi serviçal do falecido e da mulher deste, tendo-se ausentado para o Brasil quando a hoje viúva do Joaquim Moreira das Neves se apercebeu da relação adúltera entre ela e este.

Page 205

A explicação acabada de dar, é por si suficiente para prova da impossibilidade de apresentação do documento em causa, antes desta altura, o que, salvo o devido respeito, afasta qualquer condenação em multa ao apresentante.

Não obstante, caso assim se não entenda, apresenta-se a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO