Requerimento paraapresentação de documento pós-articulado

AutorHelder Martins Leitão
Cargo do AutorAdvogado
Páginas204-205

Page 204

Meritíssimo Juiz de Direito do Tribunal Judicial da Comarca de Tarouca

Proc. n.º ___/__

  1. Secção

Damásio Ferrão Magalhães,

já devidamente identificado nos autos,

vem, ao abrigo do disposto no n.º 2, do art. 523.º do C.P.C.,

requerer a apresentação de um manuscrito da lavra do falecido Joaquim Moreira das Neves, no qual se inserem factos que interessam, sobremaneira, ao apuramento da matéria controvertida, em especial, a quem, verdadeiramente, pertencem e por que via, os móveis postados no 1.º andar do Solar do Acácio, sito em Entre-os-Rios.

Não foi possível a junção do referido documento com a contestação, na medida em que só agora chegou às mãos do aqui apresentante.

Na verdade, Amélia Silva Morgado, chegou do Brasil, de regresso definitivo a Portugal, no dia 15 do corrente mês.

Posta ao corrente do que se discutia nesta acção, mostrou-se mui surpreendida e logo declarou que na sua bagagem tinha um escrito do de cujus que "falava do caso", predispondo-se a facultá-lo ao tribunal.

Esclarece-se que a supra aludida Amélia Silva Morgado foi serviçal do falecido e da mulher deste, tendo-se ausentado para o Brasil quando a hoje viúva do Joaquim Moreira das Neves se apercebeu da relação adúltera entre ela e este.

Page 205

A explicação acabada de dar, é por si suficiente para prova da impossibilidade de apresentação do documento em causa, antes desta altura, o que, salvo o devido respeito, afasta qualquer condenação em multa ao apresentante.

Não obstante, caso assim se não entenda, apresenta-se a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT